Você Já Pensou no Seu Futuro?


Quebra-gelo: Você tem preocupações com o futuro?


Texto: Lucas 12:16-21

Introdução: A maioria das pessoas preocupa-se com o futuro. Alguns têm preocupações maiores, outros menores, mas a maioria tem alguma preocupação com o futuro; coisas como: será que vou conseguir vencer; como será o meu futuro; mas na verdade essas preocupações têm a ver com o nosso futuro imediato, as pessoas raramente pensam no futuro definitivo, no que chamamos de eternidade. Gastamos boa parte de nosso tempo, dinheiro e esforço tentando melhorar o futuro passageiro e deixamos de lado o futuro definitivo.

     Jesus, no texto de Lucas 12 conta uma história sobre isso, sobre um homem que só se preocupava com o seu futuro aqui na terra e acabou mal. Essa história nos traz algumas lições para que acabemos bem. Se quisermos acabar bem:


1) Concentre-se em Deus, não nos bens.

     Muitos concentram sua vida em conseguir dinheiro. Dinheiro nos ajuda a sobreviver, mas não traz vida. Deus é o criador da vida, a fonte de toda vida. Quer uma vida melhor? Dedique-se a descobrir como estar próximo de Deus, como viver junto a Ele sempre. Dinheiro dá um alívio momentâneo, no agora, mas a comunhão com Deus nos ajuda a acabar bem. Quer acabar bem? Dedique sua vida a conhecer e andar com Deus.


2) Ponha seu coração na coisa certa.

     O homem do texto de Lucas 12 pôs seu coração na abundância de bens. Dedicou-se a aumentar suas posses achando que isso traria descanso a sua alma, quando conseguiu sua vida havia passado. Muitos perdem o melhor de suas vidas fazendo a mesma coisa. A coisa certa para você é a vontade de Deus e não o acúmulo de bens. Quer acabar bem? Dedique-se a conhecer e praticar a vontade de Deus.


3) Seja rico, não louco.

     O louco é o que acumula bens nessa terra, mas despreza a oportunidade de conhecer bem a Deus e viver com Ele; o verdadeiro rico é aquele que entesoura para com Deus, valoriza e se dedica ao que Deus valoriza e deseja para Ele. Quer acabar bem? Não viva como louco, seja rico para com Deus.


Conclusão: E aí, se preocupa com o seu futuro? Quer acabar bem? Quer passar a eternidade com Deus e não em sofrimento? Tem desperdiçado sua vida correndo atrás de dinheiro e quer mudar isso se dedicando mais a conhecer Deus e praticar a Sua vontade? Levante a mão, vamos orar.