Vencendo a Arrogância    

 

Quebra-gelo: Você já duvidou das orientações de Deus por parecerem absurdas?

Textos: II Reis 7:1-2 e Tiago 4:6

Introdução: Muitas pessoas duvidam e questionam as orientações de Deus em sua Palavra por parecerem absurdas. Essa atitude nos torna arrogantes diante de Deus, e nem percebemos. Confundimos nossa arrogância com prudência, inteligência, conhecimento, firmeza de opinião, e outros; mas a verdade é que acabamos duvidando das orientações de Deus porque achamos que sabemos o que é certo e perdemos a oportunidade de receber graça e bênção, pois Deus não dá graça ao soberbo, ao arrogante.

     O texto de II Reis nos apresenta uma situação assim. A cidade de Samaria, capital do reino do norte (Israel), havia sido cercada pelos seus inimigos, e por causa do cerco começou a faltar mantimento dentro da cidade. O povo já estava morrendo e não havia indícios de que o cerco acabaria. O rei procura o profeta Eliseu que profetiza o fim do cerco e a abundância de alimentos no dia seguinte. Humanamente falando era impossível de acontecer, e por isso o capitão que apoiava ao rei duvidou. Por ter sido arrogante e ter duvidado da Palavra de Deus o capitão soube da abundância, mas não aproveitou a mesma, veio a morrer.

Se não quisermos perder a abundância de Deus precisamos vencer a nossa arrogância, para isso:

1) Precisamos dar ouvidos ao que Deus está falando, ao que Deus está tentando nos ensinar.

     Muitos andam tão preocupados com seus problemas e lutas que não param para ouvir Deus falar, e quando param querem falar o que Deus deve fazer ao invés de ouvirem a Deus. Se quisermos ser abençoados e viver a abundância de Deus, precisamos nos dedicar a buscar a Deus e ouvir o que Ele tem a nos dizer. Precisamos nos dedicar a procurar conhecer e prestar atenção ao que Deus está falando e ensinando. Quer uma vida abençoada? Deixe a arrogância de lado e preste atenção ao que Deus está falando e ensinando.

2) Precisamos confiar no que Deus diz.

     Não adianta ouvir se não acreditamos. O capitão de II Reis ouviu, mas não acreditou. Mostramos nossa arrogância quando não queremos parar para ouvir a Deus, mas também quando ouvimos e duvidamos. Quer uma vida abençoada? Deixe a arrogância de lado e acredite no que Deus tem te ensinado.

3) Precisamos fazer o que Ele manda.

     Parar para ouvir na hora da crise não é fácil, bem como acreditar naquilo que vai contra o que nós achamos, mas isso de nada adianta se não fazemos o que Deus nos manda, e isso é com certeza o mais difícil. Quer uma vida abençoada? Então mesmo não sendo fácil, mude seu estilo de vida e comece a viver de acordo com as orientações de Deus. Faça o que Ele manda.

Conclusão: Quer uma vida abençoada? Quer conhecer e usufruir o melhor de Deus? Da abundância que Deus prometeu aqueles que o amam e são fiéis? Está disposto(a) a deixar a arrogância de lado, se dedicar a conhecer as orientações de Deus, confiar no que Ele diz e fazer o que Ele manda? Levante a mão, vamos orar.