Características do Cristão Morno


Quebra Gelo: Você já tomou café, ou alguma outra bebida morna, qual a sua sensação ?

Texto base: Apocalipse - 3 - 14 : 22

Nesta carta endereçada aos cristãos “mornos” de Laodicéia, encontramos as principais características desta espécie de pessoas, infelizmente, tão presentes no cotidiano de hoje: 

1º) O CRISTÃO MORNO TEM SENSO DE VALORES INVERTIDO (v 17)

Para eles o que mais importa é ter “acumular” riquezas, algo que para os laodicenses eram tão importantes. 

Em matéria das riquezas eternas, celestiais, as recomendadas por Jesus em Mateus 6:19 e 20, eles eram paupérrimo. São pobres nos valores morais e nem se apercebem! Para os mornos ganhar dinheiro, granjear vantagens, é o que mais importa, para essas pessoas, “os meios sempre são justificados pelos fins desejados” Têm o senso de valores invertido. 

2º) O CRISTÃO MORNO DEIXA JESUS DE FORA DO SEU COTIDIANO (v 20)

O versículo que tanto mencionamos nos apelos aos pecadores na verdade é um apelo a cristãos mornos. São aqueles que costumeiramente distinguem “vida secular” de “vida espiritual”. Vida espiritual, para eles, é o domingo - o assistir culto., ir a missa, uma vida religiosa vazia e sem sentido algum. 

Esse “tudo o mais” não conta com a presença e governo de Jesus. Daí o apelo: eis que estou à porta e bato... 

Em Lucas 14:27, Jesus afirma: “quem não leva a sua cruz e não me segue, não pode ser meu discípulo”. O cristão morno deixa a cruz guardada no templo que ele frequenta!!! Recusa-se a carregá-la no dia a dia.

3º) O CRISTÃO MORNO NÃO É CRISTÃO (v 18)

Ele é, no máximo, uma caricatura de cristão. EGOISTA, Ele não trabalha no Reino, trabalha apenas para si mesmo, logo não adquire as riquezas espirituais (o ouro refinado no fogo). Ele não vive em santidade (não tem as roupas brancas características dos salvos - Ap 6:11). Não têm luz, visão, olhos de fé, discernimento espiritual (precisam do colírio de Jesus!!!). Por isso Jesus sentencia: vomitar-te-ei!!! 

Mas há uma solução para o morno, ou para o falso cristão. É preciso converter-se! Arrepender-se de seus pecados, da sua nudez, da sua cegueira. É preciso ter olhos para ver Jesus. É preciso deixá-lo entrar e tomar-nos a Sua casa favorita!! 


Conclusão: Se você se encontra nessa condição hoje, Morno, cuidado, Deus esta a ponto de vomita-lo, parece ser uma expressão pesada essa, mas é preciso ouvir isso hoje, para não ouvir isso no dia do nosso acerto de contas. Mas hoje Sua misericórdia esta aqui, revelada em Cristo, para te acudir a tempo, se você precisa do socorro de Deus, admitindo que tem sido Morno. Levante a mão e vamos orar !!