Disponíveis para Deus


Textos Bíblicos: Mateus 22.1-10 e 14; Lucas 10.38-42.

Quebra-gelo: Você já quis muito algo que não conseguiu por não ter tempo?

Introdução: A vida é feita de escolhas e todas as vezes que escolhemos algo, sem perceber, estamos abrindo mão de outras opções já que não podemos fazer e ter tudo ao mesmo tempo. Isso quer dizer que muitas vezes queremos várias coisas, mas que teremos que escolher. O que pode nos ajudar a escolher é pensar: o que é mais importante para nós não só no momento, mas para nossa vida toda?

Em Mateus 22 Jesus conta uma parábola para mostrar como é o Reino dos céus. Diz que muitos são chamados para participar do reino dos céus (banquete do rei), mas que preferem não participar porque vivem preocupados com seus próprios problemas e interesses. Em Lucas 10 Jesus fala que estar com Ele e aprender Dele é a boa parte, mas que muitos perdem a oportunidade de aproveitar porque andam inquietos e preocupados com muitas outras coisas. Se quisermos andar com Deus e conhecê-lo de verdade:

I) – Precisamos ser disponíveis a Ele. – A maioria das pessoas não está disponível para Deus porque está inquieta e preocupada com muitas coisas. Jesus diz que só uma coisa é essencial a comunhão verdadeira com Ele. Quer ter uma boa vida? Escolha a boa parte; Jesus. Esteja disponível para Ele.

II) – Precisamos ser disponíveis para Ele quando Ele quiser. – Muitos acham que são disponíveis a Deus porque o buscam em oração, lêem a Bíblia e vão a uma igreja, ou a uma reunião de célula. Isso não nos torna disponíveis, nos torna religiosos. Fazemos isso nos horários que não incomodam ou atrapalham nossos afazeres de vida, mas se Deus precisa de nós em outros horários não estamos disponíveis, pois como os convidados do banquete ou como Marta, temos que cuidar de nossas coisas. Quer ter uma vida cheia de Deus e da sua bênção? Esteja disponível para Deus sempre que Ele quiser e não quando você quiser e Ele que é Senhor te dará sabedoria.

III) – Precisamos escolher quem nós queremos que cuide de nossas vidas. – O Salmo 37.5 diz que devemos entregar nosso caminho a Deus, confiar Nele e o mais Ele fará. Se continuarmos agitados e inquietos em muitos afazeres sem que isto nos permita estar disponíveis para Deus não entregamos de verdade nossa vida a Ele, portanto Deus não cuidará de nós. Deus só cuida daqueles que se entregam e confiam Nele de verdade. Quer isso? Então esteja disponível para Deus sempre que Ele quiser.

Conclusão: para que a vida não se torne algo sem sentido e desagradável, precisamos escolher bem, pois alguém já disse que, “a única coisa que podemos escolher de verdade é a semente que plantamos, pois a colheita não é escolha, e sim resultado da semente”. Quer aprender a escolher segundo Deus orienta, ou ainda quer continuar fazendo só do seu jeito, Vamos orar?