Nem só de Pão Vive o Homem


Quebra Gelo: Você já imaginou se alimentasse seu corpo físico, na mesma proporção que alimenta o seu espírito?

Texto Base: Deuteronômio 8:3

Introdução: Ao pensarmos no ser humano, imaginamos que ele é apenas aquilo que vemos, ou seja, um corpo, porem em nossa formação, Deus nos deu três elementos, Corpo, Alma e Espírito, e na mesma proporção os três precisam ser cuidados alimentados e por vezes sarados das constantes feridas que acabam sofrendo, como fruto das nossas escolhas erradas, pense nisso, se cuidarmos de uma parte mais que as outras nunca seremos plenos, teremos uma felicidade e algumas realizações parciais, porem Deus nos prometeu em João 10, 10 “vida em abundância”, para isso precisamos entender que:

1- Nosso Corpo: tem necessidades que nós muitas vezes deixamos de lado na pressa, e lá na frente, ou as vezes nem tão na frente assim, acabamos sendo pegos de surpresa por uma inesperada situação que irá nos paralisar, uma doença surge derrepente e pronto, estamos limitados, é preciso atenção ao nosso corpo, ele exige uma alimentação saudável, atividades físicas, exames periódicos, e tratamentos reparadores quando necessários, não somos máquinas e nem anjos, temos um corpo formado do pó da terra que se desgasta.

2- Nossa Alma: Ela também tem necessidades especiais, pois é o centro das nossas emoções, também chamada de psique, nela residem nossas emoções, e nossa alma é alimentada pelas chamadas janelas da alma, olhos, ouvidos, diferente do nosso corpo, o que alimenta a alma não entra pelas janelas, por isso é importante prestarmos atenção no que estamos vendo e ouvindo, pois podemos estar lançando pra dentro de nossa alma alimentos estragados que irão adoecê-la, e diferente do corpo, analgésicos não tem efeito algum sobre ela, apenas Deus o Criador, sabe como acessar nossa alma que muitas vezes está doente dentro de nós clamando por cura.

3- Nosso espirito: Esta escrito em Genesis 2, 7 ”Então, formou o Senhor Deus o homem do pós da terra e soprou nas suas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente” nosso Espírito é uma centelha divina, soprada por Deus, no pecado de Adão, somos separados de Deus, e nosso espírito até hoje chora essa separação, fomos criados para termos comunhão intima com Deus, e por isso, longe de Deus nada é bom ou suficiente o bastante para nos dar alegria e paz, nessa separação criou-se um vazio em nosso interior, que tentamos suprir com coisas dessa terra, porem isso nunca acontece, nosso espírito adoece longe de Deus, e por essa razão, precisamos ter comunhão com Deus.

Conclusão: Nos três elementos formadores do ser humano, Corpo, Alma e Espírito, precisamos seguir as orientações bíblicas para ter saúde, fora disso estamos fadados a adoecer, quando apenas no corpo, ainda existem medicamentos que podem aliviar as dores, porem na alma e no espírito nada além de Deus pode tocá-los e cura-los, precisamos de Deus e da Sua Palavra. Se você se sente doente em algumas dessas áreas, te convido a orarmos juntos buscando a cura de Deus.