Caminhos Bloqueados



Textos Bíblicos: Romanos 15:23-29

Quebra Gelo: Qual é a sua reação quando o caminho que você queria pegar parece bloqueado?

Introdução: A vida nos mostra que pouca gente sabe lidar com as frustrações. Pense comigo: o que você faz quando percebe que seu caminho foi bloqueado? Quando precisa adiar um sonho ou um projeto? Quando está com pressa e tem que desviar por um caminho mais longo? Quando você não consegue chegar ao destino planejado?

Paulo tinha planos para o seu ministério (Romanos 15.23-24) queria visitar os irmãos em Roma e planejou fazer isso quando viajasse para a Espanha. No entanto essa viagem nunca aconteceu porque o caminho para a Espanha fora bloqueado. Mais tarde foi levado a Roma como prisioneiro.

Paulo sempre conseguiu lidar bem com as situações da vida porque tinha bem claro no seu coração que o Senhor é quem dirigia os seus passos e Ele tinha melhor visão do que Paulo. Precisamos entender algumas coisas aqui:

I – Um caminho bloqueado não significa uma vida bloqueada. – A vida está acima dos acidentes de percurso. Muitos se deixam dominar pelo ódio, pela raiva, pelo desânimo, quando algo não acontece como planejou. O caminho para a Espanha foi bloqueado, a vida de Paulo não. Paulo se colocou nas mãos do Senhor que tudo vê e que tudo sabe.

II – Um caminho bloqueado não pode lançar sua vida num poço de lamentação e murmuração. – Tudo de errado só acontece comigo. Eu corri, me esforcei, cansei e no final deu tudo errado. Lembre-se que a murmuração na maioria das vezes consegue apenas nos impedir de ouvir a direção que Deus dá. Lembre-se, Deus está vivo e no controle de todas as coisas (Hebreus 1.3). Volte-se para Ele e avance.

III – Não se desvie do seu objetivo. – (Romanos 15:29) – Não desista da viagem, mesmo diante dos aparentes bloqueios. Na maioria das vezes é mais fácil para nós desistir, parar, retroceder. A maioria escolhe esse caminho e depois amarga o seu coração durante a vida toda. Muitos têm desistido da fé por causa de um bloqueio qualquer, outros desistem da família porque surgiu algum bloqueio. Muitos têm desistido de sonhos abençoadores por bloqueios que surgem. Só há uma condição para desistir, se houver uma direção de Deus para você fazer isso. Paulo não desistiu, tinha um propósito de abençoar aquele povo, chegou em Roma, não como havia planejado e ali foi honrado e tornou-se um abençoador na vida de muitos. (Atos 28.30-31)


Conclusão: Não se deixe paralisar pelas barreiras que surgem. Lembre-se, Deus tem a direção correta para você. Mesmo que você não entenda, não goste, CONFIE!! Quer a direção de Deus para romper as barreiras na sua vida, sua família, seu trabalho, seu ministério?  vamos orar !!