Porque tem que ser assim?


Quebra-gelo: você já pensou em qual é o propósito de sua vida?

Textos Bíblicos: Lucas 16:19-26 e I Coríntios 15:19-20

Introdução: Quando somos mais novos, somos muito curiosos, fazemos muitas perguntas sobre o “por que” das coisas, e questionamos até mesmo “porque” nascemos e existimos, qual o sentido de nossa vida e coisas do gênero. Às vezes arrastamos isso por toda a vida. Infelizmente muitos desperdiçam suas vidas porque não conseguem a razão, o “por que” de suas vidas, o porquê de muitos acontecimentos, e em virtude disso muitos desperdiçam o tempo tentando encontrar uma razão e acabam desperdiçando tempo, dinheiro e muitas vezes a própria vida. Lucas 16 Jesus retrata um pouco da nossa realidade, mostra onde colocamos o coração naturalmente e como perdemos facilmente o propósito de nossas vidas. Jesus não está condenando a riqueza e nem valorizando a pobreza, mas onde está o nosso coração, chamando-nos a priorizar Deus.

Há algumas coisas que precisamos entender:

 1) O propósito é determinado pelo Criador. – O propósito de cada objeto é determinado por quem o fabricou, por  quem o criou; podemos até usar o objeto para outras finalidades, mas desperdiçamos assim o potencial para o que fora criado. Com nossa vida não é diferente, Deus nos criou com um propósito. O objetivo de nossas vidas foi estabelecido por Deus. Portanto precisamos conhecê-lo.

2) Para conhecermos nosso objetivo na vida precisamos conhecer a Deus e a Sua vontade. – Precisamos conhecer o manual de qualquer coisa que compramos para entender plenamente o seu funcionamento. O manual de Deus sobre a vida é a Bíblia Sagrada. Precisamos conhecê-la para conhecer a vontade de Deus para nossas vidas e não a desperdiçarmos. Precisamos conhecer Deus e a sua palavra que é a Bíblia. (Mateus 22.29 “…errais em não conhecer as Escrituras e nem o poder de Deus…)

3) Se não quisermos desperdiçar nossas vidas precisamos viver para cumprir a vontade de Deus. – Conhecer o propósito de nossas vidas não basta se não o cumprirmos. Muitos conhecem e sabem o propósito de Deus, mas não colocam o coração no Senhor (Mateus 7.21). Se não quiser desperdiçar sua vida e se arrepender quando for tarde demais, ajuste a sua vida para conhecer a Deus e a Sua vontade, e cumpri-la.

 

Conclusão: Você quer encontrar o  propósito da sua vida, se é que ainda não achou? Não quer desperdiçar sua vida? Gostaria de se dedicar a conhecer a Deus e a Sua vontade e ajustar sua vida para cumprir o propósito com que Deus te criou?  vamos orar.