Ajustando o Foco


Quebra-gelo: Você já interpretou uma situação qualquer na sua vida de maneira inadequada por lhe faltar conhecimento? Quais as consequências?
Textos Bíblicos: Hebreus 12.1-3 – …corre a carreira “olhando” firmemente…

Introdução: Uma câmera fotográfica com o foco desajustado oferecerá uma imagem bem distante da realidade. Muitas vezes revela uma imagem embaçada, tremida, irreconhecível, manchada, etc. O mesmo pode acontecer conosco, uma visão desajustada também nos oferecerá imagens que estão bem distantes da realidade, mas que afetam profundamente as nossas decisões.
A maneira como vemos determinam nossas ações. Marcam positiva ou negativamente todas as coisas e como lidaremos com as circunstâncias que nos afetam. O líder cristão C. S. Lewis, descrevia sua visão de mundo da seguinte forma: a fé em Jesus governa a minha vida: “Eu creio em Jesus, assim como creio que o sol se levantou; não porque eu o vejo, mas porque por ele vejo todas as demais coisas”. Depois de ter descoberto o que ele entendeu ser a verdade, ela mudou cada aspecto de sua vida.
Sua visão de vida está amparada em que? Onde você está focado? Onde você ampara as suas decisões? A Bíblia nos oferece a possibilidade de termos uma visão adequada sobre a vida, precisamos correr olhando para Ele, veja comigo: 

1. Deus tem um plano para você. – (Jeremias 29.11). “Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. Você não é obra do acaso, Deus o ama e tem um plano para você. Os que creem em Deus e O seguem fielmente, sabem que Ele tem um plano claro e específico para cada aspecto de sua vida e caminha focado no que Deus tem.

2. Deus está no controle de todas as coisas. – Mesmo em tempos desesperadores, aparentemente sem esperanças, Deus ainda está trabalhando ativamente para cumprir Seu propósito em favor dos melhores interesses do Seu povo. “Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que O amam, dos que foram chamados de acordo com o Seu propósito” (Romanos 8.28).

3. Deus sabe o que é melhor. – Podemos traçar estratégias cuidadosas, confiando em que sabemos o que fazer, mas Deus verdadeiramente sabe todas as coisas, Ele nos oferece direção, guiando-nos na direção de resultados ainda melhores do que aqueles que imaginamos ou esperamos. “O coração humano faz planos, mas o Senhor tem a resposta certa” (Provérbios 16.3-9).

Conclusão: Quer compreendamos isso ou não, todos estamos focados em alguma coisa. Estes focos consistem nas crenças que desenvolvemos e afetam  nossos objetivos, valores, relacionamentos e nossas ações ao longo dos anos. Deus deseja que você aprenda a ver e a viver a vida com a visão dele. Ver da maneira que Deus vê. Correr olhando para Ele, você quer? vamos orar.