ATITUDES DE UM VENCEDOR (PARTE 1)


Texto Bíblico: I João 5.4

Quebra Gelo: Onde você naturalmente se apoia para enfrentar as suas batalhas?

Introdução: Todos nós enfrentamos lutas, as nossas atitudes podem determinar o resultado final, se venceremos ou se teremos derrotas. O inimigo de nossas almas tem uma serie de artimanhas para nos tirar da direção proposta por Deus.  Nós precisamos identificar as áreas onde podemos ser assaltados pela artimanha do erro e do engano. O Senhor nos garante na sua palavra que nós somos vencedores: Apocalipse 12.11 “E eles (os irmãos do passado) venceram o inimigo pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até a morte.” Suas vidas estavam nas mãos do Senhor Jesus e seguiam a direção proposta por Ele.  A seguir veremos alguns passos que precisamos praticar para que tenhamos uma atitude de vitória em nossa caminhada com Jesus nesta vida, vejamos:

1) Exercite a sua fé – (I João 5.4) – “…e esta é a vitória que vence  mundo, a nossa fé…” – Não se deixe levar pelo desânimo, ele é um veneno contra a fé e nos leva a acreditar que não conseguiremos caminhar. Precisamos identificar o desânimo e combatê-lo através do exercício da fé. Precisamos aprender a caminhar pela direção que Deus nos dá através da sua Palavra. Hebreus 10.38-39 “O meu justo viverá pela sua fé…”, nossa fé precisa estar alicerçada na Palavra de Deus e nas promessas que Deus tem para a nossa vida. Antes de qualquer coisa e em todas as circunstâncias precisamos aprender primeiro ouvir a Deus. (João 6.63-68…só tu tens palavras de vida…)

2) Busque discernimento em Deus – A falta de discernimento é a causa de muitas confusões nas quais nos metemos. A falta de discernimento nos torna vulneráveis. Oséias 4.6 nos afirmam que o “povo que se chama pelo nome do Senhor acaba sendo destruído por falta de conhecimento”. Precisamos entender que há muitos caminhos que aos homens parecem direito, mas os seus fins são caminhos de morte (Provérbios 14.12). A palavra de Deus, a comunhão com o Senhor através da oração, o compartilhar com pessoas cheias do amor de Deus e que caminham na visão de Deus geram discernimento. O contrário disso rouba de nós a vida de Deus, acabamos esquecendo o que Jesus diz e nos esvaziamos.

3) Priorize a comunhão (Não deixe de frequentar a sua (uma) célula e nem a Igreja) – A igreja, a célula é preparada para crescermos como corpo de Cristo, para nos encorajarmos mutuamente, para que sejamos bênçãos um na vida do outro. Vivermos o que Deus deseja que vivamos, vida plena e abundante. A palavra de Deus nos encoraja a vivermos em comunhão (Salmo 133.1-3) e nos ajudarmos mutuamente a andarmos pela palavra de Deus. Crescemos quando andamos em comunhão e nos fortalecemos mutuamente.  (I Timóteo 4.1 faz um alerta lembrando que muitos caem em profundos abismos por darem ouvidos a espíritos enganadores e a ensinos de demônios). Muitos preferem se isolar quando se sentem contrariados e também na hora das lutas e acabam perdendo a capacidade de avançar, de progredir e de vencer e por estarem solitários acabam dando ouvidos a muitas vozes das trevas e acabam se perdendo. Quantos sonhos e planos tem sido desfeitos por darmos ouvidos a vozes que não vem de Deus.

Conclusão: Todo o que é nascido de Deus vence o mundo (I João 5.4). Se (já) nascemos de Deus a vitória já nos foi concedida contra toda a estratégia do mundo e das trevas. (Isaias 41.8-13) É tempo de consagração, pois a vitória já é nossa. Vamos mudar as nossas atitudes. Levante a mão e vamos orar.