Vida: Sempre Uma Questão de Escolha


Textos Bíblicos: Deuteronômio 30: 15-20; Mateus 22.29

Quebra Gelo: “Não importa quanto leite você derrame, contanto que não perca a vaca”. O que acha desta frase?

 Introdução:  Hoje o nosso desafio é refletir sobre as escolhas que Deus nos propõe e procurar discernir o que verdadeiramente nos abençoa. Cremos que todos nós temos o discernimento que na vida cometemos muitos erros e também muitos acertos.  Alguns erros são insignificantes, outros trazem grandes consequências. Muitos erros e também muitos acertos são resultados das escolhas que fizemos e continuamos a fazer. Agora é importante que entendamos que independente dos resultados, eles sempre serão responsabilidades nossas, são frutos das nossas escolhas. A maneira como lidamos com os erros e também com os acertos podem facilitar ou dificultar nossas vidas. Vejamos o que  Bíblia diz:

 1.- Deus nos propõe vida e o bem, a morte e o mal. – O amor que Deus tem pelas nossas vidas é tão grande que Ele não tira de nós a liberdade de escolher. Ele nos orienta a respeito das escolhas que fazemos. Uma escolha errada, sempre resultará em resultados ruins.

 2.- Precisamos conhecer Deus e sua Palavra para escolher bem – Jesus esclarece que a ignorância não justifica escolhas erradas (Mateus 22.29) – Vemos frequentemente pessoas se justificando que se soubessem que o resultado seria aquele, não teriam feito, ou escolhido aquilo. No entanto Jesus afirma que o nosso maior erro consiste em não conhecer nem as Escrituras e nem o poder de Deus.

3.- Se queremos a vida, precisamos escolher a vida. – É interessante que o Senhor afirma que a vida depende de três aspectos básicos,  amar, ouvir e apegar-se, veja: Deuteronômio 30.20 “ …amando o Senhor; ouvindo a sua voz; apegando-te a Ele”. Você tem escolhido a vida ou a morte.

 4.- Sempre podemos mudar. – A misericórdia do Senhor é tão grande que sempre temos a possibilidade de mudar. Se até aqui seguimos caminhos de morte, podemos hoje escolher mudar. Podemos hoje tomar uma decisão pela vida. Jesus (João 14.6) afirma que Ele é o caminho, a verdade e a vida; ninguém vai ao Pai se não for por intermédio de Jesus.

Conclusão: A escolha sempre será nossa, será minha, será sua. Qual tem sido a sua escolha? O que você quer? Deseja seguir os caminhos de vida? Deseja seguir a Jesus?   vamos orar.