Mudando de Lado



Quebra-gelo: O que você vê como dificuldade para mudar de posição?

Textos Bíblicos: João 21:3-11

Introdução: Você já sentiu, alguma vez, que sua vida precisava de uma mudança? A maior parte das pessoas tem esse sentimento várias vezes ao longo da vida, acha que sua vida se tornou uma rotina sem propósito, um marasmo e, mesmo insatisfeitas, acomodam-se a situação e continuam.

O texto nos mostra uma situação em que os discípulos de Jesus também sentem-se insatisfeitos, estão insatisfeitos por dois motivos:

a) Investiram três anos e meio de suas vidas seguindo a Jesus, achando que Ele era o Messias, aquele que redimiria a Israel, mas agora Jesus os deixou (morreu) e eles estão sem saber que rumo dar a vida.

b) Pescaram a noite todo sem pegar nada.

Porém, o texto nos mostra que a situação de insatisfação transforma-se em situação de alegria e esperança.

1) Dar atenção ao que Jesus fala. (v.6) – Em Mateus 11:29 Jesus nos exorta a aprender Dele para achar descanso para as nossas almas. Não basta ouvir, tem que dar atenção, aprender com o que Jesus fala. Jesus manda os discípulos jogarem a rede a direita, eles fazem isso, e puxam a rede cheia. Muitos querem a “rede cheia” mas não aceitam pautar a sua vida pela Palavra de Jesus. Esses serão insatisfeitos a vida toda.

2) Mudar de lado – Obedecer (v.6) – O fato de Jesus indicar em que lado do barco deveriam lançar as redes mostra que eles estavam jogando a rede no lugar errado. Os peixes estavam por perto do barco, mas eles continuariam com a rede vazia, e insatisfeitos, se não tivessem mudado de lado. Exemplos de coisas que precisam mudar: nossa atitude (dar atenção ou viver pela fé); práticas religiosas, etc.

3) Conhecer Jesus e aproximar-se Dele (v.7-8). Quando Pedro ouviu que era o Senhor, não titubeou, lançou-se ao mar em direção ao Senhor. É necessário que a nossa posição seja firme e segura. Precisamos nos lançarmos em direção a Ele.

4) Aceitar o seu papel no que Jesus está fazendo (v.9-10). – Quando os discípulos saltam em terra veem as brasas com peixes em cima. Jesus não precisava dos peixes que eles pegaram, mas mesmo assim os convida a participar trazendo alguns dos peixes que apanharam, trazendo o que tinham em mãos.  Jesus também te chama a participar da  sua obra, a ser seguidor Dele, fazendo a vontade dEle, trazendo também os seus “peixes”. Você pode aceitar participar da obra de Jesus sem cumprir o seu papel, mas nunca estará satisfeito.

Conclusão: Você quer viver satisfeito? Precisa rever a sua posição? Quer mudar de lado? Quer aceitar o que Jesus te propõe?  Vamos orar.