É Preciso Mudar


Texto Bíblico: Gênesis 32.24-30

Quebra-gelo: Você conheceu alguém que dizia que tinha nascido daquele jeito e morreria daquele jeito, não iria mudar?  

Introdução: para mudar precisamos tomar algumas decisões que são exclusivamente nossas. Durante muito tempo se acreditou que o temperamento e a personalidade eram imutáveis, ou seja, não poderiam ser mudados. Hoje, depois de algumas pesquisas sobre o cérebro, se descobriu que tanto um como o outro podem ser mudados. Todas as manifestações de temperamento e personalidade podem ser alteradas, algumas com mais esforço outras com menos. Existe somente uma coisa que nós não conseguimos mudar, nossa natureza pecaminosa, nosso gosto pelo pecado, por desobedecer a Deus. Em resumo, não conseguimos mudar o fato de sermos pecadores, por isso foi necessário a vinda de Jesus para morrer em nosso lugar, por meio dEle tudo é possível.

 I – Ninguém muda o que é. – Sozinhos não conseguimos mudar o que somos. Sem ajuda o mentiroso continuará sendo mentiroso, o safado continuará sendo safado, o rebelde continuará sendo rebelde, o orgulhoso continuará sendo orgulhoso, etc. Isso tem a ver com a essência, assim como uma macieira dá maçãs, uma laranjeira laranja, um pecador produz pecados. A macieira não pode produzir mangas, pois a essência dela é produzir maçãs. O pecador nunca conseguirá deixar de pecar, pois essa é a essência dele. Porém precisamos entender que se continuarmos a seguir os nossos instintos, o resultado é morte. (Romanos 3.23 e Romanos 6.23)

 II – Precisamos de Deus e da Sua bênção para mudarmos. – Deus pode nos dar uma nova natureza, uma nova essência, só Ele pode fazer isso.Só Deus pode nos transformar de pecadores em Seus filhos, só Ele pode nos fazer deixar o pecado. Muitos acham que suas obras podem produzir essa mudança, é um erro. Boas obras são importantes, mas não ajudam na mudança do que somos e nem na nossa salvação (Efésios 2.8-9).

III – Precisamos querer mudar. – Deus abençoa aqueles que o desejam, aqueles que verdadeiramente querem mudar. Deus abençoa aqueles que o amam mais do que o pecado, o pecado nos afasta de Deus. Jacó quis mudar e insistiu com Deus até que Ele o abençoou, e a bênção de Deus mudou a Jacó. Se quisermos mudar precisamos insistir com Deus até que nos abençoe Te mude.

Conclusão: A Bíblia mostra que é possível mudar, Jacó e tantos outros conseguiram; deixaram de ser safados, assassinos, mentirosos, ladrões, desonestos, prostitutos, etc., para se tornarem em filhos e filhas de Deus. Deixaram que Deus tomasse a direção de suas vidas e foram transformados. As prioridades foram trocadas e a vida ganhou um novo sentido. E você, deseja mudar, deseja deixar Deus guiar a sua vida?Se quer, levante a sua mão, vamos clamar ao Senhor.