Quando a Vida é uma Bobagem


Quebra-gelo: Você já discutiu por situações que seriam abençoadoras na sua vida pela simples razão de que não as entendia bem?

Textos Bíblicos: Gênesis 2.15-18 e 3.16-19; João 14.6

Introdução: Quando somos crianças, muitas vezes nos aborrecemos por discordar de situações que nos favorecem que nos abençoam. Por exemplo: A criança não gosta de não poder por o dedo na tomada que dá choque, de não poder encostar-se à superfície quente e queimar-se, de não poder subir em lugares de onde irá cair e machucar-se; e, pela teimosia às vezes, desobedece mesmo quando a situação seria favorável a ele. Você já passou por situação semelhante? 

O ser humano em relação a Deus é como a criança frente ao adulto; não conhece muita coisa, não entende os propósitos de Deus, mas insiste em discordar; e muitas vezes desobedecem em situações que o favorecem. Vejamos o exemplo de Adão.

1.- Pense: O que Deus planejou para Adão? (Gênesis 2).

–          Morar no paraíso (o lugar em perfeita harmonia). (v.15)

–          Usufruir de quase toda a criação ( v.16 e 17).

–          Nunca estar só. Ter a companhia de Deus e da auxiliadora idônea (v.18)

Resumindo: Uma vida com propósito e total suprimento.

2.- Qual a escolha de Adão e quais as suas consequências? (Gênesis 3). – Adão escolhe desobedecer A Deus. E pela escolha errada muitas consequências ruins foram geradas, veja comigo:  1) A harmonia da criação é afetada. 2) Começa o desequilíbrio. 3) Ervas daninhas e cardos começam a ser produzidos. 4) O lugar já não é  perfeito (v.17 e 18). 5)Para se conseguir algo da criação agora há desgaste e cansaço (v.17 e 19). 6) Passa a fazer parte da história humana o sofrimento, a dor física e a discórdia entre homem e mulher (v.16). 7) O ser humano perde a comunhão plena com Deus. 

3.- Jesus tornou-se o único caminho para consertar a bobagem humana. (João 14.6) – Assim como o Pai não desiste do filho quando insiste em colocar a mão na tomada, o Senhor não desistiu de nós e enviou o seu Filho como o caminho para voltarmos a Deus. Você quer?

Conclusão: A Bíblia em João 10.10 diz que Jesus veio e morreu para que tivéssemos vida em abundância, mas insistimos em discordar de Deus e desobedecê-lo. Fazemos o que queremos e não o que Deus nos pede e experimentamos consequências iguais ou piores que as que Adão obteve. Desobedecer a Deus é uma bobagem, faz da vida uma bobagem. Vida em desobediência a Deus é uma bobagem; uma existência miserável. Você quer deixar isso? Quer se render a Deus? Quer obedecê-lo? Vamos orar.