''Futuro, quais as suas preocupações?''

 

Quebra-gelo: Você tem preocupações com o seu futuro?

Textos Bíblicos: Lucas 12.16-21

 Introdução: Todos nós trazemos em nossos corações algumas inquietações em relação ao futuro. Alguns têm preocupações maiores, outros menores, mas a maioria tem alguma preocupação com o futuro; coisas como: será que vou conseguir vencer; como será o meu futuro. No entanto percebemos que todas as preocupações em relação ao futuro estão centradas nas coisas que nos cercam (vida profissional, familiar, etc), raramente paramos para pensar no futuro definitivo, no que chamamos de eternidade. Gastamos boa parte de nosso tempo, dinheiro e esforço tentando melhorar o futuro passageiro e deixamos de lado o futuro definitivo.

  Jesus, no texto de Lucas 12 conta uma história sobre isso, sobre um homem que só se preocupava com o seu futuro aqui na terra e acabou mal. Essa história nos traz algumas lições para que acabemos bem. Isto é, se quisermos acabar bem, veja comigo:

 1) - Concentre-se em Deus, não nos bens. – Muitos concentram sua vida em conseguir dinheiro. Ter o dinheiro, não é problema, ele nos ajuda a sobreviver, mas não traz vida. Deus é o criador da vida, a fonte de toda vida. Quer uma vida melhor? Dedique-se a descobrir como estar próximo de Deus, como viver junto a Ele sempre. Dinheiro dá um alívio momentâneo, no agora, mas a comunhão com Deus nos ajuda a acabar bem. Quer acabar bem? Acerte a sua prioridade de forma tal que a correria do dia a dia não te desvie para longe daquele que dá a vida. Dedique-se em conhecer e andar com Deus.

2) - Ponha seu coração na coisa certa. – O homem do texto de Lucas 12 pôs seu coração na abundância de bens. Dedicou-se a aumentar suas posses achando que isso traria descanso a sua alma, quando conseguiu, sua vida havia passado. Muitos perdem o melhor de suas vidas fazendo a mesma coisa. A coisa certa para você é a vontade de Deus e não o acúmulo de bens. Quer acabar bem? Dedique-se a conhecer e praticar a vontade de Deus.

3) - Seja rico, não louco. – Jesus não condenou a riqueza, mas a prioridade errada. Louco é o que acumula bens nessa terra, mas despreza a oportunidade de conhecer bem a Deus e viver com Ele; Se Deus olhasse para você, qual o diagnóstico que Ele faria a teu respeito? O verdadeiro rico é aquele que entesoura para com Deus, valoriza e se dedica ao que Deus valoriza e deseja para ele. Vemos todos os dias famílias inteiras sendo destruídas porque decidiram viver como “loucos”, priorizando só as coisas dessa terra. (Separações, mortes, inimizades, etc). Quer acabar bem? Não viva como louco, seja rico para com Deus.

Conclusão: Quando falamos de futuro, não estamos pensando apenas nos poucos anos que podemos ter aqui na terra (70 ou 90), estamos pensando em algo que durará uma eternidade e ele pode ser vivida na presença de Deus ou bem longe de Deus. Será que vale a pena pensar nestas coisas? Quer acabar bem? Quer passar a eternidade com Deus e não em sofrimento? Tem desperdiçado sua vida correndo atrás de dinheiro e quer mudar isso se dedicando mais em a conhecer Deus e praticar a Sua vontade