Como Acalmar Tempestades    

 

Quebra-gelo: Você já viu os estragos que uma tempestade pode causar?

Texto: Mateus 8:23-27


Introdução: Nos últimos dias temos visto pela televisão os estragos que tempestades e enxurradas têm causado em várias partes do Brasil. Vidas têm sido perdidas, desmoronamentos acontecendo, inundações com prejuízos materiais em vários lugares. Na vida passamos por crises, dificuldades, desafios, decepções, frustrações, perdas e costumamos chamar a eles de “tempestades”. Como na natureza, essas tempestades também chegam, muitas vezes, sem que estejamos preparados para enfrentá-las e causam estragos. Como podemos enfrentar e acalmar essas tempestades em nossas vidas sem que elas causem estragos irreparáveis, ou mesmo morte?

     No texto de Mateus 8 vemos os discípulos enfrentando uma tempestade que pôs suas vidas em risco, mas Jesus acalmou a tempestade. Esse texto nos ensina que se quisermos enfrentar tempestades com tranqüilidade e acalmá-las;


1)Precisamos conhecer cada vez melhor a Jesus.

     Os discípulos ficaram inseguros e temerosos na hora que a tempestade os pegou porque, mesmo andando com Jesus, não o conheciam direito ainda e não sabiam do que Jesus era capaz. Nós também precisamos conhecer bem a Jesus se quisermos enfrentar as tempestades com tranqüilidade. Quer que as tempestades em sua vida sejam acalmadas? Conheça bem a Jesus Cristo.


2)Precisamos aprender a confiar em Jesus.

     Conhecer a Jesus é necessário para que possamos confiar Nele, pois quando o conhecemos vemos que Ele é de confiança e que podemos acreditar no que Ele diz e de que é capaz de nos ajudar a vencer e acalmar as tempestades em nossas vidas. Muitas vezes precisamos de ajuda para vencer a nossa dificuldade de confiar, mas se quisermos enfrentar, acalmar e vencer as tempestades em nossa vida precisamos aprender a confiar em Jesus.


3)Precisamos estar em comunhão com Ele (ter Ele em nossa vida).

     A tempestade que ameaçava os discípulos só foi acalmada por Jesus porque Jesus estava no barco com eles. Deixe as coisas e atitudes que afastam você de Jesus e da sua vontade e traga Jesus para sua vida. Receba-o como Senhor e Salvador de sua vida e se torne um(a) seguidor(a) de Jesus. Quer acalmar as tempestades de sua vida? Desenvolva a comunhão (intimidade) com Jesus.


Conclusão: Você tem enfrentado tempestades? Gostaria de poder acalmá-las sem maiores conseqüências? Para isso quer conhecer melhor a Jesus, confiar Nele e recebê-lo na sua vida para obedecê-lo? Levante a mão, vamos orar.