Trazendo Vida ao Vale

Textos Bíblicos: Ezequiel 37.1-11

Quebra Gelo: Você já tentou pelos seus esforços gerar vida e fracassou?

 Introdução: Vimos o Grande desafio de Deus para nós é que aprendamos a viver por meio Dele. Para isso é preciso fé. Nem sempre é fácil acreditar, manter a fé em Deus e Sua Palavra; ainda mais quando nos encontramos no meio de uma “batalha”, ou numa situação sem esperança. Em circunstâncias aparentemente impossíveis de serem resolvidas parece mais prudente resignar-se (conformar-se) e aceitar a situação; mas quando Deus fala o certo a fazer é confiar em Deus e na Sua Palavra de todo coração.

O profeta Ezequiel é levado por Deus a contemplar um vale de ossos secos e Deus pergunta-lhe se ele conseguia crêr que aquele monte de ossos secos poderiam reviver. Humanamente era algo impossível, mas o profeta não olha para as possibilidades humanas, olha para Deus e Sua Palavra e por isso traz vida ao vale de ossos secos. Em nossas vidas muitas vezes contemplamos “vales de ossos secos”, situações que parecem impossíveis de serem resolvidas. Se queremos, como o profeta, trazer vida a esses “vales”:

 1) Devemos lembrar que Deus é quem sabe, e não nós (v.3) – Muitas vezes fechamos a porta para a fé (não cremos) porque achamos que não é possível, ao invés de prestarmos atenção no que Deus ensina. Ele é quem sabe se o problema será resolvido, não nós.

2) Ouça a Palavra de Deus (v.4) – Precisamos escolher a quem nós queremos ouvir e obedecer. Embora tudo isso seja muito simples, aqui está com certeza a nossa maior luta.

3) Fale das Palavras de Deus (v.7) – A vida veio quando o profeta decidiu ouvir e acolher a Palavra de Deus. Quando repetimos as promessas de Deus elas vão ficando gravadas em nossa mente e coração, fortalecendo assim a fé e produzindo o fruto consequente.

Quando conhecemos a promessa de Deus e continuamos a usar palavras como: Eu acho que não vai dar certo; – Só vendo para crer; – Não adianta nada; – Não vai funcionar; o que colhemos é o fruto das nossas palavras, dúvidas e inseguranças.

A palavra funciona como uma semente e, lembre-se, você colhe o que semeia (Nm.14:27-28).

 4) Obedeça a Deus (v.7) – Ezequiel, mesmo cheio de insegurança, faz o que lhe é ordenado.

Conclusão: Passaremos por situações inesperadas, e muitas parecem impossíveis de serem vencidas. Se o “vale de ossos secos” terá vida depende do que vamos fazer: profetizar a Palavra de Deus pela fé, ou desacreditar e fechar o coração. Se você quer receber vida creia e obedeça a Deus. Você quer obedecer a Deus? Vamos orar.