Confiando no Senhor para Viver

 

Quebra-gelo: Você consegue descansar na Palavra de quem você não conhece?

Textos Bíblicos: Salmo 127.1-2; Salmo 128.1-6 e Ageu 1.5-7

Introdução: O Salmo 128 começa com a seguinte expressão: Feliz é aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos. Creio que essa afirmação vem para nos mostrar que o anseio que está no coração de todos os seres humanos de ser realizado e feliz não está nas conquistas que conseguimos realizar. Se analisarmos bem, vamos perceber que tudo o que fazemos tem por trás essa motivação, o desejo de ser feliz e realizado. Ageu 1.5-7 mostra isso na vida do povo de Israel depois de terem saído da escravidão, começaram a correr atrás de suas próprias coisas para se sentirem felizes e realizados e tudo o que conseguiram foi frustração. Nos textos lidos, Deus nos mostra o caminho para nos sentirmos felizes e realizados, veja comigo:

1)- Feliz é aquele que teme ao Senhor e Anda nos seus caminhos – (Salmo 128.1) – “Temer” tem a ver com conhecer e “andar” tem a ver com obedecer.  Provérbios 16.1-3 afirmam que dos nossos corações saem muitos planos e sonhos, mas nos orientam que a resposta certa do coração do Senhor vem. Conhecemos histórias de pessoas que conquistaram tudo o que a terra poderia oferecer, mas tornaram-se extremamente infelizes e acabaram se destruindo e destruindo muitas pessoas a sua volta. Coloque-se para conhecer ao Senhor e Ele mesmo vos instruíra nos caminhos que devem andar. (Salmo 25.12-13).

2)-Quando os propósitos de Deus se estabelecem eles trazem grande alegria (Salmo 128.2-3) – “do trabalho de suas mãos comerás, feliz serás e tudo irá bem…”, “a esposa, os filhos e os netos”. Na verdade Deus está nos ensinando que tudo existe nas nossas vidas com um propósito e o propósito não é meramente a nossa satisfação. Você já descobriu o propósito de Deus para o seu trabalho, sua família, sua escola? Se já descobriu, tem permitido que eles se estabeleçam? Quando os propósitos de Deus se estabelecem eles trazem grande alegria.

3)-Só existe um alicerce verdadeiro para a vida – Salmo 127.1-2 – O Salmista afirma que onde o alicerce não está estabelecido tudo o que se consegue é uma correria louca e desgastante. A vida, a casa, o trabalho estabelecido no verdadeiro alicerce, caminhando nos propósitos de Deus nunca deixarão de receber do Senhor cuidado, proteção e provisão. Mateus 7.24-27 as lutas se manifestaram, mas não faltou cuidado, proteção e nem provisão.

Conclusão: Se a nossa vida pertence ao Senhor. Precisamos aprender a caminhar em confiança. Tudo o que nós precisamos, tudo o que nós buscamos, tudo o que nós ansiamos só encontraremos verdadeiramente Nele. É como se o Senhor percebesse a nossa correria e dissesse: Filhos Eu sei que tudo o que você fazem, fazem com o propósito de serem felizes, quantas vezes já disseram “Eu também tenho o direito de ser feliz”, o meu desejo também é que sejam, então me conheçam, andem nos meus caminhos, deixem que os meus propósitos se estabeleçam na vida e na família de vocês e firmem seus pés na Rocha. Todos querem.   Você quer? Levante a sua mão e vamos orar.