Nosso Coração, Habitação de Deus ou Oficina do Diabo?


Texto Bíblico: Eclesiastes 12.13-14 – Colossenses 3.1-4 – Filipenses 4.8-13

Quebra-gelo: Qual o poder de um pensamento equivocado a respeito de qualquer situação?

Introdução: Queremos pensar hoje sobre a possibilidade que Deus nos oferece de termos uma vida saudável, o que nos ajudaria a lidar melhor com as lutas e conflitos que temos. Deus conhece o nosso coração e nos oferece direções que podem nos ajudar a agir bem em qualquer situação. Jesus Cristo realizou grande obra nos tirando das trevas para a luz, e transformando-nos em novas criaturas. Em Cristo podemos mudar por completo a nossa maneira de ver e viver a vida.  É verdade que uma guerra é travada dentro de nós, pensamentos, sentimentos, insegurança, temores invadem o nosso coração e lutam dentro de nós muitas vezes impedindo o nosso coração de se aquietar em Deus, mas, com certeza podemos vencê-los em Cristo Jesus. Para isso, precisamos:

1.- Estabelecer a prioridade certa – De tudo o que se tem ouvido, a conclusão é: Teme a Deus e observa a sua Palavra. O que você tem elegido como prioridade na sua vida? Salomão depois de ter errado muito, de ter trazido sofrimento para a sua vida, sua casa, seu povo, entendeu que as prioridades foram trocadas e precisou voltar. Não espere, acerte as suas prioridades agora. 

2.- Buscar uma renovação em nossa mente  – Se queremos uma vida abençoada, precisamos buscar a renovação de nossa mente. Deus nos dá algumas dicas e precisamos exercitá-las. Há uma palavra que se repete em todo e texto, é a palavra TUDO. Tudo é …. a). Tudo o que é verdadeiro – Há muitas mentiras sendo geradas a todo instante, inclusive em nosso próprio coração e muitas vezes somos enganados por elas. A Bíblia nos ensina que a mentira é do diabo, ainda que pareça boa, pertence a ele porque ele mente desde o principio. (João 8.44). b). Tudo o que é respeitável, honesto e conveniente – Já percebeu que existem muitas coisas altamente destruidoras que nós tentamos dar a elas um ar de normalidade e permitimos que elas ocupem nossos corações? O mundo faz isto com maestria, quantas coisas destruidoras estão legalizadas? Bebidas, tentativas de se legalizar as drogas, prostituição, a corrupção – coisas que estão estragando a sua vida e a dos outros?  Precisamos aprender a ver o mundo e os fatos com os olhos de Deus e não com os nossos próprios olhos. c). Tudo o que é justo – Implica em conhecer a Lei do Senhor e nela meditar de dia e de noite, para que tudo seja analisado a luz da Palavra. d). Tudo o que é puro – Somos amados e separados por Deus. Somos de Deus? É importante perguntar: a família, o trabalho, relacionamentos, temos ocupado a nossa mente com pensamentos abençoadores em relação a eles? e). Tudo o que é amável – Por quê? Fomos atraídos a Cristo por seu amor, Ele nos deixou esse exemplo. Em outras palavras o que Jesus quer dizer é que sempre veremos uma possibilidade quando ocupamos a nossa mente com este sentimento. f). Tudo o que é de boa fama – Boa fama quer dizer – que soa bem. Como temos ocupado nossas mentes? 

3.- Precisamos de decisão – A última coisa que precisamos refletir aqui é o que o Apóstolo Paulo escreve em Colossenses 3, Se sois de Cristo…  Somos de Cristo? Se a nossa resposta a essa pergunta for não, podemos hoje mesmo tomar a decisão de entregar o nosso coração e iniciar uma caminhada mais elevada, mais profunda e significativa. Se já somos, podemos tomar hoje a decisão de ocupar a nossa mente com pensamentos que procedem do alto. Decida hoje.

Conclusão: Prioridade correta, você já entendeu que Jesus é o único caminho? Seu coração tem sido ocupado com que tipos de sentimentos? Quais as decisões que você tem tomado são abençoadoras ou destruidoras? Hoje é o dia que a sua vida pode mudar completamente, você quer? Decida pelo Senhor. vamos orar.