O VALOR DA EXATIDÃO

 

Textos: 1 Samuel 13, 8-11-13; Mateus 5, 37; Mateus 5, 18-19; 2 Reis 5, 10; Josué 6, 2 – 4

 1 Samuel 13, 8-11-13 –8-Seguindo as instruções de Samuel, Saul esperou sete dias, mas Samuel não foi até lá. E o povo começou a abandonar Saul e sair dali.11- Ele ofereceu o sacrifício, e, quando estava terminando, Samuel chegou. Saul foi ao encontro dele, para o cumprimentar, mas Samuel disse: — O que foi que você fez? Saul respondeu: — Eu percebi que o povo estava me abandonando e indo embora. Você também não veio como havia prometido, e os filisteus já estavam reunidos em Micmás. 13- O que você fez foi uma loucura! — respondeu Samuel. — Você não obedeceu à ordem do Senhor, nosso Deus. Se tivesse obedecido, ele teria deixado que você e os seus descendentes governassem o povo de Israel para sempre.”

Esse texto, Deus, por intermédio de Samuel traz com clareza informações sobre como Saul deveria agir, porem ele escolhe ouvir a sua voz interior em lugar das orientações de Deus.

Saul deveria esperar até o ultimo instante, onde a provisão e a fidelidade Divina costumam se manifestar, preocupou-se porem mais com o exército Filisteu, alguém já disse que “meia verdade” é pior que uma mentira, ninguém aceita meia fidelidade, meia atenção, e menos ainda nosso Deus, meia obediência, Mateus 5, 37 “Que o “sim” de vocês seja sim, e o “não”, não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno”.

Mateus 5, 18-19,” 18 - Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei — nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. 19 - Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.”       

2 Reis 5, 10 “Eliseu mandou que um empregado saísse e dissesse a ele que fosse se lavar sete vezes no Rio Jordão, pois assim ficaria completamente curado da sua doença.”

Naamã ficou limpo, porque entrou no Rio Jordão e mergulhou sete vezes, faltasse um só mergulho, ou fosse outro Rio qualquer, a doença permaneceria.

 Josué 6, 2 – 4 “O Senhor Deus disse a Josué: — Olhe! Eu estou entregando a você a cidade de Jericó, o seu rei e os seus corajosos soldados. Agora você e os soldados israelitas marcharão em volta da cidade uma vez por dia, durante seis dias

Os muros de Jericó caíram no sétimo dia, na sétima volta, no ultimo instante, após o último detalhe estabelecido previamente e por Deus, faltasse uma só volta, fosse desobedecida uma só virgula do cerimonial prescrito, e os muros continuariam em pé.

 Precisamos nos posicionar sempre em relação ao que Deus diz, o que fez a promessa a nós, é fiel para fazê-la se cumprir em nossa vidas, independente das situações, Deus jamais será afetado pela nossa ansiedade ou pela nossa limitação humana. Se você precisa de ajuda para vencer a precipitação e Ansiedade, vamos orar?