Fiquei só? 

 Quebra-gelo: Você já viveu alguma situação onde os sentimentos (emoções) te atrapalham?

 Texto: I Reis 19:3-4 e 9-10

 Introdução: A algum tempo tomamos contato com o conceito da Inteligência Emocional, teoria onde pessoas equilibradas emocionalmente tem condições de se darem melhor na vida do que pessoas desequilibradas mas com um coeficiente de inteligência (Q.I.) mais elevado.
              As emoções podem nos levar a uma avaliação distorcida e errônea da realidade (fatos). Sentimentos como amargura, ira, desânimo, medo, podem nos afastar de Deus. Vemos aí a necessidade de termos os nossos sentimentos sob controle, equilibrados, para reagirmos de acordo com a vontade de Deus (domínio próprio).
              Elias correu esse risco, os sentimentos quase o levaram a largar a vontade de Deus pra lá. Mas Elias venceu a tentação e permaneceu firme.
              Como podemos lidar com os nossos sentimentos como Elias e nos manter firmes?

 1º) Descanse mas não desista. Não pare (I Reis 19:5)
              Elias deitou e dormiu. Estava cansado. O nosso cansaço, o nosso desgaste pode nos levar ao erro, a avaliação errada. Após descansar Elias voltou a agir. Descanse mas não pare.

 2º) Desabafe mas não murmure. Não reclame.

            Elias falou pra Deus o que estava em seu coração. Não reprimiu, não escondeu, desabafou.
          Mas Elias falou com que podia ajudá-lo. Não falou só por falar. Precisamos de pessoas que nos ajudem a, restabelecer o equilíbrio. Precisamos de alguém com quem desabafar.

 3º) Fale mas também ouça. Ouça a Deus.
              Elias ouviu a Deus e obedeceu. Sem ouvir nunca reestabeleceremos o equilíbrio.

 4º) Lembre-se: Você nunca estará só!
          Você pode até sentir-se só mas precisa lembrar que esse é um sentimento, não é uma verdade. A verdade é que Deus sempre está com você, nunca te deixa só.
           Você sempre pode contar com Deus, é só pedir.
           Além disso, Deus quase sempre providencia pessoas com as quais podemos contar para nos ajudar. (São os 7 mil. I Reis 19:18).

Conclusão: Você tem sentimentos como: ira, decepção, desânimo, amargura, medo, stresse? Eles já o atrapalharam ou você tem medo que eles atrapalhem na sua relação com Deus? Descobriu que não está só, que pode contar com Deus para te ajudar a manter suas emoções equilibradas, sem precisar sufocá-las? Quer a ajuda de Deus?  Vamos orar.