O Que Deus nos pede

 

Quebra-gelo: Alguém já te deu alguma boa dica que você perdeu por não dar atenção, não valorizar?

Texto: Miquéias 6:8

Introdução: Na relação entre pais e filhos, muitas vezes, os filhos sofrem desgaste e aumentam suas preocupações e sofrimentos porque desprezam orientações (pequenas dicas) recebidas dos pais. Isso acontece porque, a partir de certa idade, os filhos começam a perceber que seus pais falham. Isto somado a arrogância natural de pensar que sabe o que é melhor para si mesmo, leva os filhos a terem essa atitude de indiferença e desprezo a muitas coisas que os pais ensinam.

O problema é que trazemos essa atitude para a nossa vida cristã. Desprezamos as orientações recebidas de pessoas que querem nos auxiliar, que nos amam (como o/a pastor/a, o/a líder da célula); e muitas vezes desprezamos a Bíblia, com isso sofremos a toa.

O texto de Miquéias 6:8 fala que Deus já declarou o que é bom, já nos deu as dicas para uma vida abundante.

 1) Ande com Deus
Procure conhecê-lo mais e mais. Não afaste-se de Deus um momento sequer.
Não permita que o pecado o/a separe de Deus (Isaías 59:1-2). Ande com Deus.

2) Pratique Justiça
O que é justo? Nem sempre o que pensamos ser justo na verdade é. O que pensamos ser justo tem muito a ver conosco mesmos (nossos direitos e necessidades).
O justo é o que Deus diz. Praticar a justiça é obedecer a Deus, e não fazer o que penso.

3) Ames a misericórdia
Aprenda a perdoar de coração aos que tem falhas e falharam com você. Tenha misericórdia dessas pessoas, peça que Deus as toque com seu amor.
Lembre-se: você tem falhas e falhou muito com os outros e com Deus, e mesmo assim Deus te ama e mandou Jesus que também te ama e morreu pelos teu pecados.
Seja misericordioso.

4) Seja Humilde
Errou? Reconheça. Arrependa-se e mude.
Acertou? Alegre-se e agradeça a Deus. A glória é dEle.
Lembre-se: Deus dá graça aos humildes (Tiago 4:6).

Conclusão:Miquéias diz que Deus já declarou o que é bom. A Bíblia nos ensina. O que você vai fazer com essa dica? Vai desprezar ou dar atenção? Vai desprezar o que Deus te ensina, ser arrogante e fazer o que pensa ou vai dar atenção e obedecer?

Fazer o que Deus nos pede nos leva ao resultado que Deus tem para nós, planos de paz e não de mal (Jeremias 29:11). Você quer o quê? Quer o que Deus quer? Para isso quer obedecê-lo? Levante a mão vamos orar.