O Que Precisamos Para Crescer?

  

Quebra-gelo: O que você acha que precisa para conhecer melhor a Deus e estar próximo(a) a Ele?

 Textos: Efésios 4:14-16

              João 15:1-3

 Introdução: São muitas as coisas que um recém-nascido precisa para crescer saudável, mas poderíamos resumir a três coisas mais importantes: alimento; amor (carinho, afeto, atenção) e ser estimulado.
Não é a criança que define a área em que vai ser estimulada e nem o tipo de estímulo, são os responsáveis por ela.
Na vida cristã também precisamos crescer e, como a criança, precisamos serestimulados ao crescimento. Mas qual o estímulo necessário ao nosso crescimento?  Também não somos nós que escolhemos o estímulo (o quê) ou como seremos estimulados; Deus é quem define.
         Para crescer precisamos:

 1) Seguir a “verdade”. (Ef.4:15).
 Seguir a verdade significa seguir a Jesus. Se Ele obedeceu a vontade de Deus eu também devo obedecer; se Ele foi humilde eu também devo ser.
 Toda criança precisa de um modelo para imitar, é assim que ela aprende. Jesus é o nosso modelo se queremos crescer precisamos segui-Lo.
 Além de Jesus você ainda tem o(a) líder da célula para ajudá-lo(a) a crescer.

 2) Aceitar o estímulo de Deus.
 Hoje, infelizmente, por sermos crescidos podemos resistir ao estímulo de Deus prejudicando o crescimento.
 A “poda” é um estímulo, ser “limpo” pela Palavra de Deus é um estímulo, problemas e desafios são um “estímulo”; a disciplina é um estímulo.Todos esses são estímulos como a recompensa, a vitória, a colheita, a bênção; só que não gostamos do primeiro tipo de estímulo resistimos e não crescemos.

 3) Estar ligados(as) a um corpo. (Ef.4:16).
 Na vida cristã ninguém cresce sendo independente, ninguém cresce fazendo o que quer
 O membro que se desliga do corpo morre e para de crescer.
 A pessoa que está sozinha não cresce. Precisamos de uma célula, um grupo ao qual pertencer, precisamos de um discipulador(a), um líder, alguém que a ajude.

 Conclusão: Você quer crescer diante de Deus? Quer crescer em conhecimento e intimidade com Deus? Aceita que Deus te guie, dirija a sua vida e determine o que é necessário para o crescimento? Aceita que Ele seja verdadeiramente teu Senhor? Levante a mão, vamos orar.