Como Lidar com as Frustrações da Vida

 

 

Quebra-gelo: Você já teve uma frustração?

Textos: Daniel 3:15-18; Hebreus 11:37-38; Habacuque 3:17-18

Introdução: Dizem que expectativas não satisfeitas geram frustrações, e a frustração gera decepção. Pensando nisso descobrimos que boa parte de nosso sofrimento é nossa responsabilidade pois nós é que criamos expectativas que nem sempre são reais e por isso não podem ser satisfeitas.

A idéia de uma vida sem frustração é uma expectativa errada pois a Bíblia diz que enquanto estivermos neste mundo teremos aflições (João 16:33). Outra idéia errada que se tem é pensar que se eu entreguei minha vida para Jesus e sou fiel tudo dará certo. Os textos que lemos hoje nos falam de pessoas fiéis que sofreram muito, chegando ao ponto de serem mortas.

            Precisamos saber que:

 1) As coisas não serão como eu quero.
          Se eu entreguei minha vida a Jesus a minha vida deve ser como Ele quer e não o inverso. Não é Jesus que tem que fazer o que eu gostaria.
          Esqueça o que você queria antes de entregar a vida a Jesus, aprenda o que é importante com Ele, reorganize suas prioridades e expectativas. Isso evita muito sofrimento.

 2) A escolha que tenho é de sofrer sozinho ou com Jesus.
            O texto de Daniel e mostra que os três amigos foram jogados na fornalha, mas dentro da fornalha havia um anjo com eles.
         Nem sempre Jesus vai curar a enfermidade ou, resolver os problemas financeiros, mas Ele sempre vai estar comigo. Eu não preciso enfrentar a vida sozinho, posso enfrentar com uma amigo que me ama.

 3) O meu tempo aqui não é nada comparado a uma eternidade.
            Não há como comparar 90 ou 100 anos com bilhões de anos a porcentagem é desprezível, se compararmos a eternidade é pior ainda. Como comparar 90 ou 100 anos com algo que não tem fim? Impossível.
            Nós viveremos eternamente no céu com Jesus, onde todo sofrimento cessará (Apocalipse 7:16-17); ou no inferno em tormento e aflição eterna, sem fim (Lucas 16:23, Apocalipse 20:10, Marcos 9:47-48). As nossas escolhas hoje é que determinarão.
            Você escolhe se confia em Jesus e suporta a aflição ou não, mas preciso saber que esse tempo de aflição aqui não é nada;

 4) A maior bênção de uma vida com Deus é o próprio Deus.
            A alegria de Habacuque não era por causa das circunstâncias, ele falou que se alegrava no Senhor.
            O maior tesouro que você pode encontrar aqui nessa terra é Jesus, conhecer e andar com Deus.

 Conclusão: Deus pode me livrar de todos os meus problemas, mas mesmo que Ele não faça eu continuarei buscando conhecer a Ele, amando-o e fazendo o que Ele me pede com alegria. É possível viver bem sem um monte de coisas, mas não sem Deus.

            E você, considera Deus o bem mais precioso que você pode encontrar? Quer conhecê-lo, segui-lo e servi-Lo independente das aflições? Reconhece que não é possível viver bem sem Deus? Quer a Ele? vamos orar.